O método pilates em pessoas portadoras de Paralisia cerebral! Data da Publicação: 18/06/2015 A paralisia cerebral é o termo utilizado para denominar uma série de síndromes, que geram alterações no tônus muscular, postura e movimento. Essas alterações ocorrem devido a lesões no sistema nervoso central, gerando um atraso no desenvolvimento motor, principalmente em adquirir respostas de equilíbrio, retificação e endireitamento do tronco e da cabeça, com isso a pessoa tem dificuldade de ficar na posição de pé e caminhar. São definidos cinco níveis de comprometimento motor, o que auxilia no planejamento da aula de pilates. • Nível I – Anda sem limitações; • Nível II – Anda com limitações; • Nível III – Anda usando dispositivo manual de mobilidade; • Nível IV – Auto-mobilidade com limitações; pode utilizar mobilidade motorizada; • Nível V- Transportado em cadeira de rodas manual. A partir desta classificação vimos que as crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral apresentam metas funcionais a serem alcançadas, e o Pilates pode contribuir para o alcance das mesmas, além de ser uma terapia inovadora.Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Através desses princípios ganhamos uma melhora do condicionamento físico, flexibilidade, mobilidade e ganho de força principalmente de membros inferiores, a melhora da postura e das atividades de vida diária. Os exercícios do pilates são adaptados de acordo com cada indivíduo. Os acessórios utilizados durante a aula facilitam o alinhamento biomecânica e manutenção das posturas e melhoram o desempenho na execução dos exercícios, com base nos princípios desenvolvidos por Joseph Pilates. A atividade é indicada para pacientes acima de oito anos, que entenda bem nos comandos para uma boa execução dos movimentos. |
O método pilates em pessoas portadoras de Paralisia cerebral! Data da Publicação: 18/06/2015 A paralisia cerebral é o termo utilizado para denominar uma série de síndromes, que geram alterações no tônus muscular, postura e movimento. Essas alterações ocorrem devido a lesões no sistema nervoso central, gerando um atraso no desenvolvimento motor, principalmente em adquirir respostas de equilíbrio, retificação e endireitamento do tronco e da cabeça, com isso a pessoa tem dificuldade de ficar na posição de pé e caminhar. São definidos cinco níveis de comprometimento motor, o que auxilia no planejamento da aula de pilates. • Nível I – Anda sem limitações; • Nível II – Anda com limitações; • Nível III – Anda usando dispositivo manual de mobilidade; • Nível IV – Auto-mobilidade com limitações; pode utilizar mobilidade motorizada; • Nível V- Transportado em cadeira de rodas manual. A partir desta classificação vimos que as crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral apresentam metas funcionais a serem alcançadas, e o Pilates pode contribuir para o alcance das mesmas, além de ser uma terapia inovadora.Os princípios originais do método Pilates enfatizam muito o controle da mente sobre o corpo, bem como a suavidade, precisão e harmonia com que os movimentos devem ser realizados. Através desses princípios ganhamos uma melhora do condicionamento físico, flexibilidade, mobilidade e ganho de força principalmente de membros inferiores, a melhora da postura e das atividades de vida diária. Os exercícios do pilates são adaptados de acordo com cada indivíduo. Os acessórios utilizados durante a aula facilitam o alinhamento biomecânica e manutenção das posturas e melhoram o desempenho na execução dos exercícios, com base nos princípios desenvolvidos por Joseph Pilates. A atividade é indicada para pacientes acima de oito anos, que entenda bem nos comandos para uma boa execução dos movimentos. |