Efeitos do Método Pilates nos Distúrbios do Sono!
Data da Publicação: 5/01/2016 - 20:03:48
No período de sono o organismo humano entra em repouso habitual e periódico. As características desse estado são: suspensão provisória da consciência, relaxamento dos sentidos e dos músculos, diminuição do ritmo circulatório e respiratório e presença de atividade onírica.
Porém uma grande parte da população mundial é acometida por problemas relacionados ao sono, piorando a qualidade de vida, aumentando o risco de acidentes e diminuindo a produtividade no trabalho, entre outras consequências.
De acordo com a American Sleep Disorders Association, o exercício tornou-se uma unanimidade na promoção da saúde e melhora da qualidade de vida, diminuindo os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas e atuando como fator chave para aumentar a longevidade e sua efetividade sobre o sono foi demonstrada e aceita como uma intervenção não farmacológica para a melhoria dos distúrbios.
O Método Pilates se torna uma ferramenta eficaz para os distúrbios do sono, sendo considerado um treinamento físico e mental. Por meio de seus princípios e filosofias, promove sensações de tranquilidade, bem-estar e consciência corporal, além de trabalhar com exercícios onde a sobrecarga é aumentada até um nível ideal e gradativamente, sendo realizado com poucas repetições, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.
Além disso, o Método aperfeiçoa a respiração que mobiliza a coluna vertebral na região do tórax, provocando a mobilização do sistema nervoso autônomo que, dentre tantas outras atividades, é responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.
A melhora da ansiedade ocorre, possivelmente, pela mudança da capacidade respiratória, pois se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, pode-se, até certo ponto, modificar a sua condição energética diafragmática onde a ansiedade está contida. O Pilates mobiliza a musculatura desta região e, na medida em que a respiração é solicitada durante a execução dos exercícios, esta se torna um ato voluntário e consciente.
Uma das indicações para o tratamento destes distúrbios é a prática de exercícios físicos, para melhora do padrão respiratório, e consequentemente do sono, tornando o Pilates um grande aliado no tratamento dos distúrbios do sono.
|
|